quinta-feira, 10 de julho de 2014

Glossário: Ciência x Religião

Tendo em vista os inúmeros, acirrados e polêmicos debates divulgados na televisão, na imprensa escrita e na internet sobre o tema, e percebendo o uso de termos e expressões de forma equivocada, inadvertidamente ou intencionalmente, o que acarreta na disseminação desenfreada de inverdades e conceitos deturpados, decidi por conta própria e risco, fazer uma compilação dos termos mais frequentemente desvirtuados de seu sentido verdadeiro, atestado pela Língua Portuguesa em dicionários, enciclopédias e afins.
A bibliografia não está indicada posto que, além das fontes acima, subsidiei-me em livros e aulas quando da minha graduação em História, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, e minha especialização em História das Artes e História das Religiões na mesma instituição.
O seguinte glossário é apenas um indicativo da correta utilização dos termos e os asteriscos são de minha autoria, podendo todo o corpo do texto ser modificado, corrigido, acrescido ou diminuído por qualquer um que se interessar o suficiente, desde que se identifique e à sua área de atuação e disponibilize a fonte utilizada, além de, é claro, desde que tenha paciência para fazê-lo por email e esperar que eu incorpore ou não as contribuições.
P.S.: Algumas contribuições não estão indicadas por solicitação dos autores.
P.S.2: Contribuições por mim entendidas como inverídicas ou preconceituosas não serão incorporadas.

Religião X Ciência

- AGNOSTICISMO: 1. Doutrina ou atitude que admite uma ordem de realidade que é incognoscível. 2. Teoria que afirma ser a razão fundamental de tudo limitada e inacessível ao conhecimento humano.
Adjetivo: Agnóstico. (contribuição de JOSEFAGNÓSTICA, visitante).

- ARGUMENTO: 1. Raciocínio a favor de alguma proposição ou contra ela. 2. Raciocínio pelo qual se tira uma consequência. *Opõe-se à Opinião.

-ATEÍSMO: Falta de crença em Deus. *Ou deuses, ou força sobrenatural criadora e orientadora do universo, da natureza e da humanidade.

- BÍBLIA: Conjunto de livros tidos como sagrados para várias religiões, entre elas O Catolicismo, O Protestantismo (Evangelismo), a Umbanda, o Espiritismo Kardecista entre outras, com alguns  acréscimos\supressões de livros e diferentes interpretações. (contribuição de ATEU, visitante).

- BUDISMO: Sistema ético, religioso e filosófico fundado por Siddharta Gautama, o Buda. *Buda, "O iluminado" defendia que o indivíduo deve alcançar a iluminação espiritual através da meditação e da boa conduta. Não menciona Deus ou deuses.

- CABALA: Conjunto de comentários místicos e esotéricos judaicos de textos bíblicos e de sua tradição oral.

- CANDOMBLÉ: 1. Religião introduzida no Brasil por africanos escravizados. 2. Religião dos negros iorubás. *Religião afro-brasileira que cultua e dialoga com entidades espirituais denominadas Orixás, as quais compartilham características de personalidade com seus “filhos”, que lhe rendem homenagens por meio de oferendas, cânticos e rituais.
Não menciona deus, deuses ou demônios. NOTA: Há controvérsias sobre os termos DEUS/ENTIDADE.

- CATOLICISMO: 1. Religião monoteísta dos cristãos que reconhecem o Papa como autoridade máxima e aceita os dogmas como verdades irrefutáveis e básicas. 2. A totalidade dos católicos. *Religião majoritária no Brasil, diferencia-se do Evangelismo por atribuir aos santos o poder de mediar as relações dos seres humanos com Deus e com Jesus Cristo, entre outros dogmas.

- CIÊNCIA: 1. Conjunto metódico de conhecimentos obtidos mediante a observação e a experiência. 2. Saber e habilidade que se adquire para o bom desempenho de certas atividades. 3. Informação, conhecimento, notícia. *Conhecimento acumulado ao longo da História humana, ratificado à medida que novos fatos e descobertas o exigem.

- CIENTÍFICO: Relativo à, ou que tem o rigor da Ciência. *Rigor científico: método de elaborar ou comprovar uma teoria ou teorias a partir da observação e reprodução de fenômenos naturais em ambiente controlado, verificando-se as ocorrências e calculando as probabilidades inferidas.

- CORÃO: Livro sagrado para a religião muçulmana, o Islã (submissão) ou Islamismo, transmitido por Deus (Alá) ao seu profeta Maomé (Muhamed).

- CRENTE: 1. Que ou quem crê. 2. Relativo a, próprio de ou quem é adepto de seitas evangélicas.

- CRIACIONISMO: Doutrina segundo a qual a origem dos seres é um ato de criação pela vontade de Deus, e não o resultado de um processo de evolução.

- CRISTIANISMO: O conjunto das religiões cristãs, que alegam basear-se nos ensinamentos, pessoa e vida de Jesus Cristo.

- DARWINISMO: Sistema de história natural que estabelece o parentesco fisiológico e a comunhão de origem em todos os seres vivos, ou transformação das espécies pela seleção natural, exposto pela primeira vez por Charles Darwin.

- DEIDADE: 1.Qualquer divindade. 2. Ser, pessoa ou coisa que se admira ou venera.

- DEÍSTA: 1. Aquele que crê em Deus (ou Divindade) mas não em Religião. 2. Não é ateu nem religioso. (Contribuição de ALEXANDRE MOHOR).

- DOGMA: Ponto fundamental e indiscutível de doutrina religiosa, independente da verificação científica e, por extensão, de qualquer doutrina ou sistema.

- EPISTEMOLOGIA: Estudo crítico dos princípios, hipóteses e resultados das ciências já constituídas; teoria da Ciência.

- ESOTERISMO: 1. Doutrina que preconiza que o ensinamento da Verdade deve limitar-se a um pequeno número de indivíduos, escolhidos por sua inteligência e\ou valor moral. 2. Por extensão,
Ocultismo. *No senso comum, conjunto de filosofias místicas que relacionam o funcionamento do universo e de todos os seres que nele habitam à energias de origens variadas e à manipulação destas,

- ESPIRITISMO: Doutrina baseada na crença na sobrevivência da alma e na existência da comunicação entre os vivos e os mortos. *No Brasil, o termo geralmente associado à doutrina fundada por Allan Kardec que preconiza, além da comunicação entre mortos e vivos, a existência de planos espirituais, a reencarnação e a evolução espiritual decorrente destas. O Kardecismo defende que a Terra é um mundo de provação e aprendizado e que, ao evoluir, o indivíduo reencarnará em outro mundo mais elevado. Termo muitas vezes confundido com umbandista (contribuição de Luiz A. Visitante).

- EVANGELISMO: Sistema ou política moral ou religiosa, fundado no Evangelho. *Denominação genérica de várias denominações religiosas historicamente dissidentes do Catolicismo, que não aceitam o Papa como autoridade, nem a intermediação dos santos entre os seres humanos e o Deus Bíblico.

- EVOLUÇÃO: 1. Deslocamento progressivo. 2. Série de movimentos concatenados e harmônicos. 3. Sucessão de acontecimentos em que cada um está condicionado pelo(s) anterior (es). 4. Processo de transformação em que certos elementos simples ou indistintos se tornam aos poucos mais complexos ou mais pronunciados; desenvolvimento. 5. Formação de novas espécies de seres vivos a partir de espécies preexistentes, como resultado de um princípio geral de transformação na natureza. 6. Segundo o Darwinismo, processo que, ao longo de sucessivas gerações leva à diferenciação das espécies, determinado por mutações genéticas e pela seleção natural.

- EVOLUCIONISMO: Doutrina filosófica ou teoria científica fundada na ideia de evolução. *Opõe-se ao criacionismo bíblico, mas não se detém, em sua primeira elaboração, na questão da origem da vida.

- EXOTÉRICO: Diz-se do ensinamento transmitido ao público sem restrição. *Oposto de esotérico.

- FÉ: 1. Crença religiosa. 2. Conjunto de dogmas e doutrinas que constituem um culto. *Crença baseada em princípios próprios, independente das leis naturais e mesmo contrariando estas, opondo-se ao racionalismo.

- FILOSOFIA: Estudo que visa a ampliar incessantemente a compreensão da realidade, no sentido de apreendê-la na sua inteireza.

- GNOSE: 1. Conhecimento, sabedoria. 2. Conhecimento esotérico da divindade.

- GNOSTICISMO: Ecletismo que visa conciliar todas as religiões por meio da gnose.

- HINDUÍSMO: Religião atual da maioria dos povos da Índia, resultante de uma evolução secular do Veda e do bramanismo. *Politeísta.

- ISLÃ: 1. Conjunto dos países e povos islâmicos; 2. Religião monoteísta baseada no Corão.

- ISLAMISMO: Religião monoteísta fundada por Maomé, que compilou o Corão. *Que considera Jesus Cristo como um dos profetas de Deus (Alá) e Maomé o seu último.

- JUDAÍSMO: Ambiente social, cultural, político e religioso do povo hebreu, no qual se formou o Cristianismo. *Religião dos descendentes daquele povo, que rejeitam Jesus Cristo como o Messias, e se dirigem pelo Velho Testamento.

- LÓGICA: 1. Ciência do raciocínio em si mesmo, abstraindo-se a matéria à qual ele se refere e todo processo psicológico; coerência; raciocínio encadeado; ligação de ideias.

- MANIQUEÍSMO: Movimento religioso considerado herético pela Igreja Católica, baseado no gnosticismo dualista. Concepção da realidade regida por dois princípios opostos. *Pensamento que analisa todos os fenômenos sob a ótica do confronto entre o bem e o mal, o bom e o mau, limitando-os a estes dois únicos aspectos.

- MATERIALISMO (Filosófico): Sistema dos que, no Universo, apenas admite matéria, sem nada de espiritual.

- MORAL: 1. Parte da Filosofia que trata dos costumes ou dos deveres do ser humano. 2. Conjunto de regras de conduta ou hábitos julgados válidos quer de modo absoluto, quer para grupo ou pessoa determinada. *É determinada historicamente, de acordo com os grupos que a idealizam em diferentes sociedades e épocas, variando de acordo com o tempo e as sociedades.

- OCULTISMO: 1. Ciência dos fenômenos que parecem não poder ser explicados pelas leis naturais; esoterismo. Adjetivo e substantivo: Ocultista. *Associado na civilização ocidental aos conhecimentos proibidos aos seres humanos, que não devem ser desvendados. No Brasil, confundido com a Umbanda e o Candomblé.

- OPINIÃO: 1. Ideia que se expressa sobre determinado assunto. 2. Maneira de pensar particular sobre um assunto; modo de ver, pensar sobre.

- PENTATEUCO: 1. Conjunto dos primeiros cinco livros da Bíblia, de autoria atribuída a Moisés, pelos cristãos e judeus.

- PRECONCEITO: 1. Opinião adotada sem exame, somente imposta pelo meio, pela educação. 2. Julgamento, favorável ou desfavorável relativo a alguém ou a algo, formado de antemão, a partir de certos fatos, aparências, etc.. 3. Ideia preconcebida; suspeita. 4. Aversão a outros seres humanos de diferentes grupos (cor da pele\olhos, fibra capilar, feições, origem geográfica, social, convicção religiosa\moral, etc.).

- RACIONALISMO: 1. Filosofia baseada na razão e que tudo explica por ela. 2. Sistema segundo o qual as ideias provêm da razão e não da experiência. 3. Doutrina que rejeita qualquer autoridade além da razão e nega qualquer fundamento à fé religiosa.

- RELIGIÃO: 1. Crença na existência de força ou forças sobrenaturais. 2. Manifestação de tal crença pela doutrina e rituais próprios. 3. Devoção. *Palavra originada do Latim, relicare, que significa “religar”, e que foi adotada pela Igreja Católica inicial para diferenciá-la das outras crenças e enfatizá-la como única intermediadora entre Deus e os seres humanos.

- SEITA: 1. Grupo religioso, de forte convicção, que surge em oposição às ideias e às práticas religiosas dominantes. 2. Grupo coeso que participa de uma doutrina comum (filosófica, religiosa, etc.). *No Brasil, nos meios cristãos, termo associado a toda outra religião não baseada na Bíblia.

- TEORIA: 1. Conhecimento especulativo, meramente racional. 2. Conjunto de princípios fundamentais duma arte ou duma ciência. 3. Doutrina ou sistema fundado nestes princípios. 4. Hipótese, suposição; Teoria científica, Epistemologia.

- TORÁ (Torah): Conjunto de livros tidos como sagrados pelos judeus, que professam o Judaísmo.

- UMBANDA: Religião resultante do sincretismo entre elementos de origem africana, o Candomblé e cultos inspirados no espiritismo e no Catolicismo. *Mescla ainda elementos indígenas, e considera-se monoteísta, visto que cultua entidades, mas crê no Deus bíblico como único Deus.

- VEDA (Vedas): Conjunto de textos tidos como sagrados e orientadores do Hinduísmo.


- VERDADE: 1. Conformidade com o real. 2. Coisa verdadeira. 3. Princípio certo. *Verdade científica: Princípio verificável e passível de ser observado, repetido e comprovado, sem dúvida quanto à suas causas e efeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!